O que fazer quando… Quero conseguir meu primeiro emprego!

Olá fofíssimo e dedicado leitor, tudo bem?

Nessa semana, com muito orgulho e emoção, o Hipervitaminose traz sua mais nova seção batizada de: “o que fazer quando?” Esse é mais um espaço participativo  que tentará esclarecer algumas dúvidas recorrentes que recebo por e-mail e que merecem ser colocadas por aqui, já que todos nós temos alguns momentos que precisamos de uma… “Forcinha”!

Conto com vocês para trazer temas bacanas (e até mesmo inusitados, por que não?) para discutirmos por aqui!

Nessa deliciosa manhã de sexta-feira vamos falar sobre O TAL DO PRIMEIRO EMPREGO e dar algumas dicas para você que está na faculdade, no colegial, ou que se formou, fez Pós-Graduação, mas ainda não conseguiu encontrar um trabalho para chamar de seu.

Em primeiro lugar, SAIBA O QUE ESTÁ BUSCANDO. Sei que essa frase parece bastante óbvia  para quem já tem uma certa exepriência, mas quem está começando agora no mercado de trabalho não tem muito conhecimento sobre as áreas de atuação disponíveis para o seu interesse. Não adianta colocar no currículo que é excelente escritor, mas que “está aberto a outras oportunidades dentro da empresa”, isso passa aos recrutadores uma imagem de indecisão.

Para que alguém confie no seu potencial é necessário VENDER BEM o seu próprio peixe e se dedicar a algo que realmente faça sentido para a sua vida. Não se acha tão bom assim? Comece como estagiário! Ninguém nasce sabendo e não há problema nenhum em perguntar. Só não vale tentar nenhuma área por medo de cometer erros, ok? O negócio é se jogar!

Não tenha pressa, mas não seja acomodado. Entre em blogs, fóruns, sites dos locais nos quais você deseja trabalhar e esteja sempre atento aos prazos de seleção.  No meio e no final do ano são os períodos nos quais os empregadores mais buscam estagiários, trainees ou até mesmo profissionais temporários. Se você ainda está no colégio e quer ganhar uma graninha para se sentir no mundo adulto, é uma excelente oportunidade.

Redija um currículo objetivo e não minta. Se não tem experiência assuma. Não coloque características como “carismático” ou “perfeccionista” neste tipo de material. Os empregadores querem saber se você tem as qualificações profissionais necessárias para o cargo, ou seja, COMPETÊNCIA para tal. Isso tem a ver com seu nível de inglês, com um curso técnico, graduação e atividades extra-curriculares como curso de desenho ou de algum software específico para sua área.

“Mas Ericka, prefiro escrever tudo sobre mim em um papel. Sou muito tímido e travo na hora da entrevista”. Ser tímido não é defeito. Defeito é não saber lidar com as situações sociais que exigem que nos apresentemos de forma educada e clara para uma determinada pessoa. Uma entrevista nada mais é que uma conversa entre alguém que QUER CONTRATAR e alguém que QUER SER CONTRATADO. Responda as perguntas tranquilamente e demostre interesse sobre o assunto. Se não der certo em um primeiro contato outras oportunidades surgirão naturalmente e você vai ficando cada vez mais à vontade para expor aquilo que tem de melhor.

“Ok, fiz tudo isso e já estou cansado de ninguém me chamar para nenhuma vaga. E agora?”

Não fique parado. Leia, pesquise, desenvolva-se, estude, informe-se e, acima de tudo, não desista. Imagine quantas pessoas estão terminando algum tipo de curso e quantas delas também não buscam o mesmo que você. Fez as contas? São muitos profissionais que existem no mercado, mas também são muitas as vagas. Vale refazer o currículo, se matricular em algum curso gratuito e até mesmo verificar a possibilidade de serviços pagos para colocação profissional, como a Catho, por exemplo. Não, este não é um post pago, mas eu mesma já utilizei o serviço deles e tive retorno lááááá no comecinho da minha vida profissional.

Vale a tentativa!

**********

Tem alguma sugestão para o próximo tema? Me manda uma mensagem lá na página do Hiper no FACEBOOK! Vou adorar!

 

Créditos da imagem: http://guitarherologia.blogspot.com.br/2012/12/a-problematica-do-primeiro-emprego.html

 

 

 

Você também pode ler

3 Comentários

  1. oi.. eu nao tenho experiencia e esse site me ajuda muito… é muito legal esse site aqui. ÓTIMO CONTEUDO… pra gente aprender… PARABENS… claro que existem outras fontes na net alem desse otimo blog … existe um que vc pode acessar pelo link Projeto Prepara e Encaminha – Primeiro emprego Eu acho que ainda nao tem dicas, mas logo vai ter… tá começando agora… eles fazem parcerias com empresas… é tudo grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *